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Tutorial de configuração para o admin de sua loja virtual

Para configurar sua Loja Virtual, você deve acessar o painel admin de sua loja.

As principais funções para a configuração da loja estão disponíveis na página inicial de seu painél de administração (imagem abaixo), que é muito completo e auto-explicativo. No entanto, até que você se familiarize com o sistema, acompanhe as funções pelo manual:

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Segue o manual:

01 - MENU CONFIGURAÇÃO

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My Store (Minha Loja):

a. Store Name
(Nome da Loja): Coloque o nome de sua loja vírtual.

b. Store Owner
(Nome do Proprietário): Coloque seu nome ou o nome de sua empresa.

c. E-Mail Address
(E-Mail do Proprietário): Seu e-mail ou o e-mail de sua empresa.

d. E-Mail From
(E-Mail dos pedidos): coloque aqui o e-mail que os clientes de sua loja visualizarão quando receberem a confirmação de um pedido ou um retorno de sua loja. ex: nome da loja<email-da-loja@seusite.com.br>

e. Country
(País): Informe seu país

f. Zone
(Estado): Seu estado

g. Expected Sort Order
(Ordem dos produtos): Esta é a órdem usada na caixa de seleção dos produtos, pode ser crescente ou decrescente.

h. Expected Sort Field
(Como aparecerá a ordem dos produtos): Controla a órdem dos produtos de sua loja por Nome do produto ou pela Data em que ele foi adicionado à loja.

i. Switch To Default Language Currency
(Trocar a moeda corrente do idioma para padrão): Se voce ativar esta opção a moeda de sua loja será alterada junto com as alterações de idioma, se uma pessoa escolher o idioma ingles na loja automáticamente a moeda será alterada para dólar.

j. Send Extra Order Emails To
(Avisar pedidos por e-mail): Emite um aviso para o email indicado aqui informando que foi realizado um pedido na loja. Você pode informar até 2 emails: ex: nome1<email@seusite.com.br>, nome2<email2@seusite.com.br>

k. Use Search-Engine Safe URLs (still in development)
(Usar Search-Engine URLs Seguros (ainda em desenvolvimento)): Se esta opção for ativada sua loja vai utilizar URLs seguras, não é recomendado marcar esta opção pois ela ainda está em desenvolvimento.

l. Display Cart After Adding Product
(Mostrar produtos comprados): Se esta opção for ativada seu cliente verá a relação dos produtos comprados ao completar os pedidos.

m. Allow Guest To Tell A Friend
(Enviar página para um amigo): Se esta opção for ativada os clientes poderão indicar páginas de sua loja para amigos informando o e-mail do amigo para quem a indicação está sendo feita.

n. Default Search Operator
(Usar o método de busca padrão): As opções são "And" ou "Or", isto é "E" ou "Ou" como método de pesquisa da loja, seu cliente poderá pesquisar por "monitor e mouse" ou por "monitor ou mouse", isto gerá uma enorme diferença nos resultados das pesquisas realizadas na loja. Recomendamos que a opção "And" seja selecionada.


o. Store Address and Phone
(Endereço e Telefone da loja): Preencha com o nome, telefone, endereço e e-mail de sua
loja. Se voce tem um CNPJ poderá informá-lo aqui.

p. Show Category Counts
(Mostrar Quantidades nas categorias): Se for ativada sua loja mostrará a quantidade de produtos disponíveis em cada categoria.

q. Tax Decimal Places
(Taxas e Impostos): Informe o valor (ex: 5.00) para uma taxa a ser cobrada de cada compra realizada na loja, caso não deseje cobrar esta taxa basta deixar marcado como 0 (zero).

r. Display Prices with Tax
(Mostrar preços com taxas): Se for ativada sua loja mostrará o valor dos produtos já acrescido do valor da taxa (taxa informada no ítem anterior), se for desativada seu cliente verá apenas o valor do produto e só verá o valor da taxa quando estiver realizando a compra.


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Minimum Values (Valores Mínimos):

a. First Name
(Primeiro nome): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar seu primeiro nome no formulário de cadastro da loja.

b. Last Name
(Sobrenome): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar seu sobrenome no formulário de cadastro da loja.

c. Date of Birth
(Data de Nascimento): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar sua data de nascimento no formulário de cadastro da loja.

d. E-Mail Address
(Seu E-Mail): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar seu e-mail no formulário de cadastro da loja.

e. Street Address
(Endereço): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar seu
endereço no formulário de cadastro da loja.

f. Company
(Empresa): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar o nome da empresa onde ele trabalha no formulário de cadastro da loja.

g. Post Code
(CEP): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar seu cep no formulário de cadastro da loja.

h. City
(Cidade): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar sua cidade no formulário de cadastro da loja.

i. State
(Estado): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar seu estado no formulário de cadastro da loja.

j. Telephone Number
(Número do Telefone): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar seu número de telefone no formulário de cadastro da loja.

k. Password
(Senha): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar como senha para logar na loja.

l. Credit Card Owner Name
(Nome do Titular do Cartão): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar o nome do titular do cartão de crédito que estiver sendo usado.

m. Credit Card Number
(Número do cartão de Crédito): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar o número do cartão de crédito.

n. Review Text
(Comentários): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao fazer um comentário para um produto da loja.

o. Best Sellers
(Mais Vendidos): Número mínimo de produtos mais vendidos na loja para aparecer nesta sessão de sua OsCommerce.

p. Also Purchased
(Também Compraram): Número mínimo de produtos para aparecer na relação de produtos que os clientes também compram.


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Maximum Values (Valores Máximos):

a. Address Book Entries
(Livro de Endereços): Número máximo de endereços de entrega que um cliente pode ter.

b. Search Results
(Resultado da Busca): Número máximo de produtos a serem listados nas buscas realizadas pelos clientes de sua OsCommerce.

c. Page Links
(Links): Número máximo de links que aparecem em uma página.

d. Special Products
(Ofertas): Número máximo de produtos em oferta a serem exibidos.

e. New Products Module
(Novidades): Número máximo de novos produtos que podem aparecer em uma categoria.

f. Products Expected
(Lançamentos): Número máximo de lançamentos que podem aparecer.

g. Manufacturers List
(Lista de Fabricantes): Usado no box dos fabricantes; quando o número de fabricantes exceder este número o menu passará a ser de seleção, caso fique em 0 (zero) a lista com os nomes dos fabricantes não é exibida.

h. Manufacturers Select Size
(Tamanho da Caixa de seleção de fabricantes): Usado no box dos fabricantes; quando o valor é '1' a drop-down list é utilizada no box dos fabricantes.

i. Length of Manufacturers Name
(Tamanho máximo do nome do Fabricante): Usado no box dos fabricantes; máximo número de letras do nome do fabricante a ser exibido.

j. New Reviews
(Comentários): Número máximo de comentários a serem exibidos.

k. Selection of Random Reviews
(Seleção randômica de comentários): número máximo de comentários que sua loja deve gerenciar alternadamente. Ex: se você tem 15 comentários em sua loja e você deseja que somente 10 comentários sejam alternados entre o número máximo que você escolheu acima em “comentários”, digite 10 (dez).

l. Selection of Random New Products
(Seleção Randômica de Novidades): Número máximo de novidades que sua loja deve gerenciar alternadamente. É o mesmo caso que a “Seleção randômica de comentários”.

m. Selection of Products on Special
(Seleção Randômica de Ofertas): Número máximo de ofertas que sua loja deve gerenciar alternadamente. É o mesmo caso que a “Seleção randômica de comentários”.

n. Categories To List Per Row
(Categorias a serem listadas): Número máximo de categorias que devem aparecer em sua loja, obviamente deve ser igual ou superior (preferencialmente) às categorias constantes em “Produtos”.

o. New Products Listing
(Lista de Novos Produtos): Número máximo de produtos a serem listados na página de novos produtos.

p. Best Sellers
(Mais Vendidos): Máximo número de mais vendidos a serem exibidos.

q. Also Purchased
(Também compraram): Número máximo de produtos que devem aparecer por terem sido comprados juntamente com o produto visualizado.

r. Customer Order History Box
(Historico do Pedido do Cliente): Número máximo dos produtos a mostrar na caixa do histórico do pedido do cliente.

s. Order History
(Histórico do Pedido): Mostrar número máximo de pedidos na página do histórico de pedido.



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Images (Imagens):

a. Small Image Width
(Largura da Imagem Pequena): Largura que devem ter as imagens pequenas dos produtos a venda na loja, a largura será medida em pixels.

b. Small Image Height
(Altura da Imagem Pequena): Altura que devem ter as imagens pequenas dos produtos a venda na loja, a altura será medida em pixels.

c. Heading Image Width
(Largura da Imagem do Cabeçalho): largura que você deseja para as imagens que aparecem nos cabeçalhos de sua loja - pixels

d. Heading Image Height
(Altura da Imagem do Cabeçalho): Altura que você deseja para as imagens que aparecem nos cabeçalhos de sua loja - pixels

e. Subcategory Image Width
(Largura da Imagem da Subcategoria): Largura que você deseja para as imagens das categorias e subcategorias - pixels.

f. Subcategory Image Height
(Altura da Imagem da Subcategoria): Altura que você deseja para as imagens das categorias e subcategorias – pixels.

g. Calculate Image Size (Calcular tamanho da Imagem): Preferencialmente deixe (true)
h. Image Required
(Imagem Obrigatória): Abilitar inserção obrigatória de imagens.


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Customer Details (Detalhes do Cliente):

a. Gender
(Sexo (Masculino/Feminino)): Solicitar que o cliente informe sexo no cadastro de clientes, escolha true para sim ou false para não.

b. Date of Birth
(Data de Nascimento): Solicitar que o cliente informe data de nascimento no cadastro de clientes, escolha true para sim ou false para não.

c. Company
(Empresa): Solicitar que o cliente informe a empresa onde trabalha no cadastro de clientes de sua OsCommerce, escolha true para sim ou false para não.

d. Suburb
(Bairro): Solicitar que o cliente informe o bairro onde mora no cadastro de clientes de sua OsCommerce, escolha true para sim ou false para não.

e. State
(Estado): Solicitar que o cliente informe o estado onde mora no cadastro de clientes de sua OsCommerce, escolha true para sim ou false para não.

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Shipping/Packaging (Entrega/Pacotes):

a. Country of Origin
(Código do País): Informar seu país, normalmente já estará selecionado corretamente e você não precisará alterar.

b. Postal Code
(CEP): Digite aqui o CEP de onde você está estabelecido.

c. Enter the Maximum Package Weight you will ship
(Entre o peso máximo do pacote que irá entregar): Peso máximo do pacote que irá entregar: digite o peso máximo para entregas. Se digitar 30, o sistema entenderá 30 quilos.

d. Package Tare weight.
(Peso Normal dos Pacotes.): Peso normal dos pacotes: digite aqui o peso médio dos seus produtos, simplesmente para informação ao sistema, pode deixar 0 (zero) se preferir.

e. Larger packages - percentage increase.
(Pacotes grandes Incrementar porcentagem.): Se você quiser cobrar um adicional para entregas que você considera muito grande digite aqui a porcentagem do adicional, não entre com o símbolo de porcentagem, digite apenas o número. Ex: para 10% digite apenas 10.

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Product Listing (Lista do Produto):

a. Display Product Image
(Mostrar Imagem do Produto): Se você deseja que as imagens de seus produtos sejam exibidas com a
lista, digite (1) caso não deseja (o que é mais comum) deixe (0).

b. Display Product Manufaturer Name
(Mostrar nome dos Fabricantes): Se você deseja que o nome do fabricante de seus produtos apareça na lista, digite (1), caso não deseje digite (0).

c. Display Product Model
(Mostrar modelo dos produtos): Se você deseja que o modelo de seus produtos apareça com a lista, digite (1), caso não deseje digite (0).

d. Display Product Name
(Mostrar nome dos produtos): Para mostrar o nome de seus produtos digite (1).

e. Display Product Price
(Exibir preços dos produtos): Digite (1) para sim.

f. Display Product Quantity
(Mostrar quantidade dos produtos): Se você desejar que a quantidade de

seus produtos seja exibida ao seu cliente e você tiver optado por checar o estoque em “Estoques” digite

(1), caso não deseje digite (0).

g. Display Product Weight
(Mostrar peso dos produtos): Se desejar mostrar o peso de seus produtos

digite (1), caso não (o que é mais comum) digite (0). Para que a loja calcule o frete voce deverá informar o peso do produto ao cadastá-lo em sua loja, mesmo que este peso não apareça para o cliente. Se você não
mostrar o peso do produto para o cliente nada muda, o cliente apenas não vê o peso do produto mas a loja
continua calculando o frete.

h. Display Buy Now column
(Mostrar coluna Compre Agora): Se desejar que seu cliente tenha a opção de comprar seu produto diretamente pela lista de exibição, digite (1), caso não deseje digite (0).

i. Display Category/Manufacturer Filter (0=disable; 1=enable)
(Exibir filtros categorias/fabricantes): Deixe (0) para desabilitado e (1) para habilitado.

j. Location of Prev/Next Navigation Bar (1-top, 2-bottom, 3-both)
(Escolha a localização dos botões Anterior/Próxima): digite (1) se quiser Início das páginas, (2) se quiser no final da página ou (3) para ambos.


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Stock (Estoque):

a. Check stock level
(Checar Estoque): Se deseja que para cada venda efetuada o sistema cheque o estoque deixe (true), caso não deseje deixe (false).

b. Subtract stock
(Subtrair do Estoque): Se deseja que o sistema subtraia de seu estoque em tempo real cada pedido efetuado deixe (true), caso não deseje deixe (false).

c. Allow Checkout
(Permitir ir ao caixa): Se você deseja que seu cliente efetive a compra mesmo quando o produto não consta em estoque deixe (true), caso não deseje deixe (false).

d. Mark product out of stock
(Marcar produtos fora de estoque): Se você deseja que os produtos que estejam sem estoque sejam evidenciados você deve efetuar sua configuração aqui, geralmente utiliza-se “****”

e. Stock Re-order level
(Estoque baixo): Digite aqui a quantidade crítica de estoque que você deseja para sua loja.

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Logging (Log):

a. Store Page Parse Time
(Analisar o tempo na página da loja): Para armazenar o tempo que leva para analisar uma página, escolha true para sim ou false para não.

b. Log Destination
(Destino do log): diretório e nome do arquivo da página que analisará o tempo do log. Não é recomendado que voce altere esta opção.

c. Log Date Format
(Formato da data do log): Formato da data do log.

d. Display The Page Parse Time
(Mostrar a página analise tempo): Mostra a página análise tempo (deve estar habilitado), escolha (true) para sim ou (false) para não.

e. Store Database Queries
(Armazene as informações do banco de dados): Armazena as informações do banco de dados na página análise do tempo do log (PHP4 somente), escolha (true) para sim ou (false) para não.

 
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Cache (Cache):

a. Use Cache
(Usar Cache): Se voce desejar que sua loja OsCommerce utilize cache escolha (true) para sim ou (false) para não.

b. Cache Directory
(Diretório do cache): Caminho da pasta onde o cache de sua loja será armazenado, não é recomendado alterar a pasta padão: /tmp/.


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E-Mail Options (E-Mail Opções):

a. E-Mail Transport Method
(E-Mail método de envio): Defina se este servidor usa uma conexão local para sendmail ou usa uma conexão de SMTP via TCP/IP. Os servidores que executam em Windows e MacOS deverão mudar a configuração para SMTP.

b. E-Mail Linefeeds
(E-Mail Linefeeds): Define a seqüência de caracteres que costuma separar cabeçalhos do email.

c. Use MIME HTML When Sending Emails
(Use MIME HTML quando enviar Emails): Para enviar e-mails em formato HTML, escolha (true) para sim ou (false) para não.

d. Verify E-Mail Addresses Through DNS
(Verifique endereços de E-mail por DNS): Para verificar endereço de e-mail por um servidor de DNS, escolha (true) para sim ou (false) para não. Recomendamos a opção "false".

e. Send E-Mails
(Enviar E-mails): Para enviar e-mails, escolha (true) para sim ou (false) para não.


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Download (Download):

a. Enable download
(Ativar download): Esta opção é útil quando os produtos que voce vende em sua loja podem ser baixados por seus clientes, para habilitar a opção escolha (true) para desabilitar escolha (false).

b. Download by redirect
(Redirecionar o download): Use redirecionamento de Browser para download. Desativar em sistemas Não Unix. Para habilitar a opção escolha (true) para desabilitar escolha (false).

c. Expiry delay (days)
(Expiry demora (dias)): Número de dias que seu cliente terá para fazer o download do produto antes que o link expíre. 0 (zero) significa que o link não expíra.

d. Maximum number of downloads
(Número máximo de downloads): Número máximo de downloads que o cliente poderá fazer. 0 (zero) significa que nenhum download é habilitado.


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GZip Compression (GZip Compressão):

a. Enable GZip Compression
(Ativar Compressão GZip): Para ativar compressão de HTTP GZip, escolha (true) para sim. Recomendamos a opção "true", arquivos comprimidos tem melhor posicionamento no Google.

b. Compression Level
(Nível de compressão): Use este nível de compressão "0" a "9" (0 = mínimo, 9 = máximo). Nós recomendamos nível 5.




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Sessions (Sessões):

a. Session Directory
(Diretório da sessão): Diretório para armazenamento das sessões. Não é recomendado que voce altere esta opção.

b. Force Cookie Use
(Forçar uso de Cookies): Para forçar o uso de cookie nas sessões, escolha (true) para sim ou (false) para não.

c. Check SSL Session ID
(Checar sessão de SSL ID): Para validar o SSL_SESSION_ID em todo pedido de página de HTTPS seguro, escolha (true) para sim ou (false) para não. Marque "true" somente se você estiver usando um certificado SSL.

d. Check User Agent
(Checar agente de usuário): Para validar o agente de usuário de clientes Browser em todo pedido de página, escolha (true) para sim ou (false) para não.

e. Check IP Address
(Checar endereço de IP): para validar o endereço de IP do cliente em todo pedido de página, escolha (true) para sim ou (false) para não.

f. Prevent Spider Sessions
(Previnir sessões de Spider): Para previnir Spider antes de começar uma sessão, escolha (true) para sim ou (false) para não.

g. Recreate Session
(Recriar sessão): Para recriar uma nova ID quando os logs do cliente expirar ou criar uma conta (necessário PHP >=4.1 ), escolha (true) para sim ou (false) para não.

Terminamos o primeiro menu de nossa loja vírtual OsCommerce, aqui nós estamos começando as explicações sobre o segundo menu da loja: Catalog (Produtos).

02 - MENU PRODUTOS

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Categories / Products (Categorias / Produtos):

Esta primeira parte do menú de produtos de sua OsCommerce é muito simples, sua única função é cadastrar ou deletar novas categorias em sua loja (ex: roupas, computadores, alimentos) e definir a órdem em que cada categoria vai aparecer no menú da loja, para isso, ao criar uma nova categoria informe um número na opção "Order" e esta categoria ocupará está posição no menú da OsCommerce.

Se a sua loja não tem categorias você poderá adicionar os produtos diretamente aqui mas isso não é recomendado, crie sempre uma categoria para os produtos que vai adicionar.

Esta parte do menú é pequena e simples, mesmo com os botões em ingles é de fácil entendimento ex: "New Products" = "Novos Produtos", por isso não mostraremos a tradução e nem maiores detalhes.



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Products Attributes (Atributos de Produtos):

Esta é uma parte muito interessante da loja, ela permite que voce cadastre características diferentes para o mesmo produto, por exemplo, se eu vendo monitores em minha loja e tenho o modelo "LGXXX" eu posso cadastrar este produto como um "Monitor LGXXX" na categoria "Monitores" de minha loja e definir um valor para ele, depois, aqui nesta opção do menú eu cadastro as opções de "polegadas" e defino os valores "14", "15", "17", "19" e "21", agora posso adicionar cada um destes valores ao meu monitor que já estava adicionado em minha loja como um produto e informo que na opção de 14" o valor adicional será de R$0,00, isto é, se o cliente comprar este produto e definir 14" ele pagará o valor original do produto que foi adicionado na minha loja mas se ele escolher a opção 15" ele pagará o valor do produto original mais o valor adicional para receber um produto de 15" e assim por diante até 21".

Isto evita que eu tenha que cadastra vários monitores do mesmo modelo mas de diferentes polegadas em minha loja, eu apenas cadatro o modelo em minha loja (com o valor mínimo) e aqui defino as diferentes características que este modelo pode ter e para cada uma eu dou um valor adicional em R$ que será somado ao preço do produto básico.

Este é um tutorial para que você entenda melhor as opções do menú da OsCommerce e acho que não cabe explicar detalhadamente esta opção, no entanto eu vou dar um exemplo, vamos supor que eu tenho em minha loja a categoria "Camisetas" e que dentro dela eu cadastrei um produto, uma "Camiseta Format" por R$10,00, mas as camisetas Format podem ser oferecidas em cores diferentes com preços diferentes, a camista custa R$10,00 apenas na cor branca. É isso que vamos configurar aqui, assim, quando o cliente escolher comprar a "Camiseta Format" ele definirá a cor desejada e o valor do produto será alterado de acordo com a cor que ele escolher.

As configurações abaixo são um exemplo baseado no produto fictício "Camiseta Format" como foi explicado acima.

a. Product Options
(Opções dos Produtos): Aqui você pode cadastrar o nome da característica da camiseta, ex: "Cor", para isso digite "Cor" e clique em "Insert" ou "Inserir".

b. Option Values
(Valore Opcionais): Agora selecione a característica que você já cadastrou anteriormente (Cor) e a primeira cor, ex: "Branca" e clique em "Insert" ou "Inserir". Repita este procedimento para cada uma das cores nas quais a camiseta será oferecida.

c. Products Attributes
(Atributos dos Produtos): Selecione o produto que será oferecido com as diferentes cores, em nosso exemplo seria a "Camiseta Format", depois selecione a característica que você criou "Cor" e agora um dos valores que voce cadastrou para esta característica, ex: "Branca" e informe o valor em R$ que será adicionado ao preço original do produto caso o cliente escolha a opção "Branca" quando estiver comprando.

No caso da cor branca nós vamos deixar o produto sem valor, não preencha este campo, simplesmente clique em "Insert" ou "Inserir", assim, se o cliente escolher o produto "Camiseta Format" e definir a cor "Branca" ele pagará somente o valor original do produto.

Agora, ainda nos "Atributos dos Produtos" repita o processo e defina outra cor, ex: Preta, para a camiseta e neste caso informe o valor adicional R$5,00, assim, se o cliente definir a cor Preta quando comprar este produto ele pagará o valor original do produto (R$10,00) mais o valor da característica cor preta para o produto (R$5,00), o valor final desta compra será de R$15,00.

Você pode usar o menú "Atributos dos Produtos" para oferecer uma só configuração de computador com diferentes quantidades de memória ou para oferecer HDs de diferentes tamanhos. Você pode cadastrar quantas características desejar para o mesmo produto. Faça testes em sua loja com esta opção.



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Manufacturers (Fabricantes):

Aqui você poderá cadastrar os fabricantes dos produtos que voce vende, ex: Microsoft, Sony, Nyke... Basta clicar em "Insert" e informar o nome do fabricante e seu site, se desejar envie a imagem do logotípo do fabricante.


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Reviews (Comentários):

Aqui você visualiza todos os comentários feitos em seus produtos. Você pode editá-los e apagar aqueles que não sejam favoráveis à sua empresa.

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Specials (Promoções):

Aqui você pode inserir suas ofertas, basta clicar em novo produto, selecioná-lo na caixa de seleção, digitar o preço de oferta, isso fará com que o produto seja uma promoção da loja, ele vai aparecer com o valor original riscado e o valor da promoção, definido aqui, será usado para a venda.

Você pode entrar com um valor percentual no Campo Preço de Oferta, que será deduzida do preço original, por exemplo: 20%
Se você entrar um novo preço, o separador de decimais deve ser um '.' (ponto decimal), examplo: 49.99
Deixe a data de validade em branco para validade eterna


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Products Expected (Lançamentos Futuros):

Visualização dos produtos em lançamento disponíveis na loja.


No terceiro menú de sua OsCommerce você poderá habilitar ou desabilitar as formas de pagamento, de envio de encomendas e algumas taxas que poderá cobrar em sua loja vírtual.

03 - MENU MÓDULOS

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a. Payment
(Pagamento): Aqui você pode habilitar ou desabilitar as formas de pagamento que serão aceitas em sua loja. Se voce encontrar mensagens de erro nesta área será porque o idioma da loja está errado, altere no painél principal de seu admin ou porque os módulos de pagamento não estão instalados para todos os idiomas da loja, alguns idiomas tem alguns módulos e outros idiomas tem outros. Corrija isso colocando os mesmos módulos para todos os idiomas.

b. Shipping
(Envio): Habilite ou desabilite as opções de envio de produtos (ex: sedex, encomenda comum, encomenda registrada...) o princípio é o mesmo das opções de pagamento.

c. Order Total (Total de Pedidos):

c1. Low Order Fee
(Taxa de Encomenda de Baixo Valor): Informe se será cobrada alguma taxa no caso da encomenda a ser enviada para seu cliente seja de baixo valor.

c2. Shipping
(Envio): Exibe o custo do envio da encomenda. Deixe habilitada.

c3. Sub-Total
(Subtotal): Exibe o sub-total do valor da compra realizada. Deixe habilitado.

c4. Tax
(Tax): Exibe as taxas cobradas. Deixe habilitado.

c5. Total
(Total): Exibe o valor total da encomenda. Deixe habilitado.

Este é o quarto menu do admin de sua OsCommerce, aqui você terá informações sobre os clientes e os pedidos realizados em sua loja.

04 - MENU CLIENTES


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Customers (Clientes):

a. Customers
(Clientes): Esta opção exibe os clientes que estão cadastrados em sua loja, você poderá editar as informações do cadastro do cliente ou poderá excluir o cadastro que desejar.

b. Orders
(Pedidos): Exibe a relação dos pedidos que foram realizados em sua loja com o status atual para cada venda, você poderá editar as informações, deletar os pedidos, ver a fatura...


Agora estamos no menú "Locais / Taxas", as opções apresentadas aqui possibilitam o cadastro de nomes de países e estados além de taxas e impóstos como veremos a seguir:

05 - MENU LOCAIS/TAXAS

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Countries (Países):

a. Countries
(Países): Esta opção permite que você selecione o seu país na lista que é apresentada, note que logo acima do botão de cadastro de novo país existe um outro botão com duas setinhas, clique nelas para ver todos os países da lista. Ao encontrar seu país na lista você poderá editar o nome como por exemplo: ao encontrar "Brazil" na lista faça a edição e troque o "Z" pelo "S".



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Zones (Zonas):

a. Zones
(Zonas): Aqui você vai editar os nomes dos estados de seu país exatamente como fez com o nome do país na opção acima. Se os estados de seu país não estiverem na lista você deverá cadastrar os estados clicando em "New Zone".



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Zones (Zonas de Impostos):

a. Tax Zones
(Zonas de Impostos): Informe os nomes dos estados onde pretende cobrar impostos. Também será possível cadastrar sub regiões como por exemplo: Estado=Mina Gerais, Sub Região=Triangulo Mineiro.

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Tax Classes (Classes de Impostos):

a. Tax Classes
(Classes de Impostos): Cadastre o nome dos impóstos e informe as categorias sobre as quais eles serão aplicados. Oque conta aqui é apenas o nome do imposto, as categorias são dispensáveis.



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Tax Rates (Cotação de Taxas):

a. Tax Rates
(Cotação de Taxas): Agora você vai adicionar a classe do imposto (que foi criada no último ítem do menú) e informar o percentual da taxa, no campo abaixo faça uma pequena descrição da taxa e depois defina a órdem em que ela vai aparecer.

Note que nos passos anteriores você informou os nomes dos estados onde existem taxas extra, depois informou apenas os nomes das taxas. Agora, neste ítem você informará o percentual do imposto ou taxa.



Chegamos ao menu "Localização", agora você poderá definir os idiomas com os quais pretende trabalhar em sua loja, as moedas e personalizar o status de cada pedido que for realizado em sua OsCommerce.
06 - MENU LOCALIZAÇÃO

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Currencies (Moedas):

a. Currencies
(Moedas): Agora você deve informar as moedas com as quais sua loja vírtual OsCommerce vai trabalhar, delete ou adicione novas moedas como Real, Dolar, Euro... Segue um exemplo para adicionar a moeda Real do Brasil:

Title: Real (Nome da moeda)
Code: br (Código da moeda, use "br" ou "BR")

Symbol Left: R$ (Simbolo que aparece a esquerda do valor)
Symbol Right: (Símbolo que aparece a direita, deixe em branco)

Decimal Point: . (Ponto decimal, use um ponto simples ".")
Thousands Point: , (Separador de milhares, use uma vírgula simples ",")
Decimal Places: 2 (Casas decimais use o número "2")

Last Updated:
Value: 1.00000000 (Informe o valor da moeda em relação ao dolar, o dolar sempre vale "1", se voce informar "1" o valor do real será igual ao valor do dolar, se informar "0.5" um real valerá a metade de um dolar ou se informar "2" um real valerá o dobro do dolar. Faça seu próprio cambio)

Example Output:
R$30.00 = R$30.00

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Languages (Línguas):

a. Languages
(Idiomas): Apenas adicione novos idiomas em sua loja vírtual ou delete os idiomas que não deseja, veja um exemplo abaixo:

Name: Português (nome do idioma)

Code: br (código do idioma)

Image: icon.gif (imagem da bandeirinha do Brasil. Informe exatamente como está ao lado, a imagem já está na loja, não envie outra imagem nem altere nada, informe apenas "icon.gif")

Directory: portugues (diretório onde está o idioma em português, informe apenas "portugues" sem acento ou letras maiúsculas)

Sort Order: Diga em que ordem este idioma deve aparecer na loja, se ele é o primeiro isioma, o segundo... Informe apenas números: 1, 2, 3...)


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Orders Status (Status do Pedido):

a. Orders Status
(Status do Pedido): Altere os nomes que aparecem no status dos pedidos realizados em sua loja. O mais comun é utilizar os seguintes nomes nesta órdem: "Pendente", "Processando" e "Enviado".

Estamos no menú "Estatísticas", este é o penúltimo menu do admin de sua OsCommerce. Veja a seguir quais são as opções:

06 - MENU ESTATÍSTICAS


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Products Viewed (Produtos Mais Vistos):

a. Best Viewed Products
(Produtos Mais Consultados): Este é apenas um relatório simples de sua OsCommerce que informa quais são os ítens mais pesquisados pelos internautas que visitam sua loja. Com estas informações você saberá oque eles estão buscando e poderá facilitar o caminho até estes produtos ou divulgá-los.


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Best Products Purchased (Produtos Mais Vendidos):

a. Best Products Purchased
(Produtos Mais Vendidos): Um relatório de sua OsCommerce que vai exibir uma lista dos produtos que são mais vendidos em sua loja.


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Customer Orders-Total (Total de Pedidos por Cliente):

a. Best Customer Orders-Total
(Total dos Pedidos dos Melhores Clientes): Relatório da OsCommerce que mostra o valor total das compras realizadas pelos clientes de sua loja
.


Este é o último menú de sua OsCommerce, Ferramentas. Veja as configurações que são disponibilizadas

07 - MENU FERRAMENTAS

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Database Backup (Cópia do banco de dados):

a. Database Backup Manager
(Database Backup Manager): Faça o backup ou restaure o banco de dados de sua OsCommerce.

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Banner Manager (Gerenciador de Banners):

a. Banner Manager
(Gerenciador de Banner): Aqui voce poderá enviar para sua OsCommerce os banners de divulgação ou públicidade que você criou em seu computador, será possível criar campanhas, definir quantas vezes um banner deve aparecer ou programar a apresentação dos banners como aleatória.


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Cache Control (Controle de Cache):

a. Cache Control
(Controle de Cache): Exibição de informações sobre o cache de sua OsCommerce.


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Define Languages (Definir Línguas):

a. Define Language
(Definir Línguas): Quando mais de um idioma estão ativos em sua OsCommerce você poderá definir (se desejar) o idioma em cada arquivo para cada língua ativada em sua loja.


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File Manager (Gerenciador de Arquivos):

a. File Manager
(Gerenciador de Arquivos): Exibe o diretório principal de instalação de sua OsCommerce e os arquivos que fazem parte do sistema.

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Send Email (Eviar E-Mail):

a. Send Email To Customers
(Enviar E-Mail para Clientes): Use esta opção para enviar e-mail para um cliente específico de sua loja ou para todos os clientes de uma só vez.



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Newsletter Manager (Gerenciador de Newsletter):

a. Newsletter Manager
(Gerenciamento do Informativo): Através deste Gerenciador é possível enviar newsletter para todos os clientes cadastrados em formato HTML.



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Server Info (Informações de Servidor):

a. Newsletter Manager
(Informações de Servidor): Exibição de informações do servidor onde sua OsCommerce está instalada. Esta opção exibe o PHP Info.



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Who's Online (Quem está online?):

a. Who's Online
(Quem está online): Mostra quantos e quem são os clientes que estão on-line em sua Loja Virtual no momento.

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