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Tutorial
de configuração para o admin de sua loja virtual
Para configurar sua Loja Virtual, você deve
acessar o painel admin
de sua loja.
As principais funções para a configuração da loja estão disponíveis na
página inicial de seu painél de administração
(imagem abaixo), que é muito completo e auto-explicativo. No entanto,
até que você se familiarize com o sistema, acompanhe as funções pelo manual:
Segue o manual:
01 - MENU CONFIGURAÇÃO
My
Store (Minha Loja):
a.
Store Name
(Nome da Loja): Coloque o nome de sua loja vírtual.
b. Store
Owner
(Nome do Proprietário): Coloque seu nome ou o nome de sua empresa.
c. E-Mail Address
(E-Mail do Proprietário): Seu e-mail ou o e-mail de sua empresa.
d.
E-Mail From
(E-Mail dos pedidos): coloque aqui o e-mail que os clientes de sua loja
visualizarão quando receberem a confirmação de um pedido ou um retorno
de sua loja. ex: nome da loja<email-da-loja@seusite.com.br>
e. Country
(País): Informe seu país
f. Zone
(Estado): Seu estado
g. Expected
Sort Order
(Ordem dos produtos): Esta é a órdem usada
na caixa de seleção dos produtos, pode ser crescente ou decrescente.
h. Expected
Sort Field
(Como aparecerá a ordem dos produtos): Controla a órdem
dos produtos de sua loja por Nome do produto
ou pela Data em que ele foi adicionado à loja.
i. Switch
To Default Language Currency
(Trocar a moeda corrente do idioma para padrão): Se voce
ativar esta opção a moeda de sua loja será alterada junto com as alterações
de idioma, se uma pessoa escolher o idioma ingles
na loja automáticamente a moeda será alterada
para dólar.
j. Send
Extra Order Emails
To
(Avisar pedidos por e-mail): Emite um aviso para o email
indicado aqui informando que foi realizado um pedido na loja. Você pode
informar até 2 emails:
ex: nome1<email@seusite.com.br>, nome2<email2@seusite.com.br>
k. Use Search-Engine
Safe URLs (still in development)
(Usar Search-Engine URLs
Seguros (ainda em desenvolvimento)): Se esta opção for ativada sua loja
vai utilizar URLs seguras, não é recomendado
marcar esta opção pois ela ainda está em desenvolvimento.
l. Display Cart
After Adding Product
(Mostrar produtos comprados): Se esta opção for ativada seu cliente verá
a relação dos produtos comprados ao completar os pedidos.
m. Allow
Guest To Tell
A Friend
(Enviar página para um amigo): Se esta opção for ativada os clientes poderão
indicar páginas de sua loja para amigos informando o e-mail do amigo para
quem a indicação está sendo feita.
n. Default Search
Operator
(Usar o método de busca padrão): As opções são "And"
ou "Or", isto é "E" ou "Ou" como método de
pesquisa da loja, seu cliente poderá pesquisar por "monitor e mouse" ou
por "monitor ou mouse", isto gerá uma enorme
diferença nos resultados das pesquisas realizadas na loja. Recomendamos
que a opção "And" seja selecionada.
o.
Store Address
and Phone
(Endereço e Telefone da loja): Preencha com o nome, telefone, endereço
e e-mail de sua loja. Se voce
tem um CNPJ poderá informá-lo aqui.
p. Show Category
Counts
(Mostrar Quantidades nas categorias): Se for ativada sua loja mostrará
a quantidade de produtos disponíveis em cada categoria.
q. Tax
Decimal Places
(Taxas e Impostos): Informe o valor (ex: 5.00) para uma taxa a ser cobrada
de cada compra realizada na loja, caso não deseje cobrar esta taxa basta
deixar marcado como 0 (zero).
r. Display Prices
with Tax
(Mostrar preços com taxas): Se for ativada sua loja mostrará o valor dos
produtos já acrescido do valor da taxa (taxa informada no ítem
anterior), se for desativada seu cliente verá apenas o valor do produto
e só verá o valor da taxa quando estiver realizando a compra.
Minimum
Values (Valores Mínimos):
a.
First Name
(Primeiro nome): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar
ao informar seu primeiro nome no formulário de cadastro da loja.
b. Last
Name
(Sobrenome): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao
informar seu sobrenome no formulário de cadastro da loja.
c. Date of
Birth
(Data de Nascimento): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve
usar ao informar sua data de nascimento no formulário de cadastro da loja.
d.
E-Mail Address
(Seu E-Mail): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar
ao informar seu e-mail no formulário de cadastro da loja.
e. Street
Address
(Endereço): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao
informar seu endereço no formulário
de cadastro da loja.
f. Company
(Empresa): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao
informar o nome da empresa onde ele trabalha no formulário de cadastro
da loja.
g. Post Code
(CEP): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar
seu cep no formulário de cadastro da loja.
h. City
(Cidade): Quantidade mínima de caracteres que
o cliente deve usar ao informar sua cidade no formulário de cadastro da
loja.
i. State
(Estado): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar
seu estado no formulário de cadastro da loja.
j. Telephone
Number
(Número do Telefone): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve
usar ao informar seu número de telefone no formulário de cadastro da loja.
k. Password
(Senha): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar como
senha para logar na loja.
l. Credit
Card Owner Name
(Nome do Titular do Cartão): Quantidade mínima de caracteres que o cliente
deve usar ao informar o nome do titular do cartão de crédito que estiver
sendo usado.
m. Credit
Card Number
(Número do cartão de Crédito): Quantidade mínima de caracteres que o cliente
deve usar ao informar o número do cartão de crédito.
n. Review Text
(Comentários): Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar
ao fazer um comentário para um produto da loja.
o. Best
Sellers
(Mais Vendidos): Número mínimo de produtos mais vendidos na loja para
aparecer nesta sessão de sua OsCommerce.
p. Also
Purchased
(Também Compraram): Número mínimo de produtos para aparecer na relação
de produtos que os clientes também compram.
Maximum
Values (Valores Máximos):
a.
Address Book Entries
(Livro de Endereços): Número máximo de endereços de entrega que um cliente
pode ter.
b. Search
Results
(Resultado da Busca): Número máximo de produtos a serem listados nas buscas
realizadas pelos clientes de sua OsCommerce.
c. Page
Links
(Links): Número máximo de links
que aparecem em uma página.
d.
Special Products
(Ofertas): Número máximo de produtos em oferta a serem exibidos.
e. New Products
Module
(Novidades): Número máximo de novos produtos que podem
aparecer em uma categoria.
f. Products
Expected
(Lançamentos): Número máximo de lançamentos que podem aparecer.
g. Manufacturers
List
(Lista de Fabricantes): Usado no box dos fabricantes;
quando o número de fabricantes exceder este número o menu passará a ser
de seleção, caso fique em 0 (zero) a lista com os nomes dos fabricantes
não é exibida.
h. Manufacturers
Select Size
(Tamanho da Caixa de seleção de fabricantes): Usado no box
dos fabricantes; quando o valor é '1' a drop-down
list é utilizada no box
dos fabricantes.
i. Length
of Manufacturers
Name
(Tamanho máximo do nome do Fabricante): Usado no box
dos fabricantes; máximo número de letras do nome do fabricante a ser exibido.
j. New Reviews
(Comentários): Número máximo de comentários a serem exibidos.
k. Selection
of Random Reviews
(Seleção randômica de comentários): número máximo de comentários que sua
loja deve gerenciar alternadamente. Ex: se você tem 15 comentários em
sua loja e você deseja que somente 10 comentários sejam alternados entre
o número máximo que você escolheu acima em “comentários”, digite 10 (dez).
l. Selection
of Random New
Products
(Seleção Randômica de Novidades): Número máximo de novidades que sua loja
deve gerenciar alternadamente. É o mesmo caso que a “Seleção randômica
de comentários”.
m. Selection
of Products on
Special
(Seleção Randômica de Ofertas): Número máximo de ofertas que sua loja
deve gerenciar alternadamente. É o mesmo caso que a “Seleção randômica
de comentários”.
n. Categories
To List Per Row
(Categorias a serem listadas): Número máximo de categorias que devem aparecer
em sua loja, obviamente deve ser igual ou superior (preferencialmente)
às categorias constantes em “Produtos”.
o. New Products
Listing
(Lista de Novos Produtos): Número máximo de produtos a serem listados
na página de novos produtos.
p. Best
Sellers
(Mais Vendidos): Máximo número de mais vendidos a serem exibidos.
q. Also
Purchased
(Também compraram): Número máximo de produtos que devem aparecer por terem
sido comprados juntamente com o produto visualizado.
r. Customer
Order History
Box
(Historico do Pedido do Cliente): Número máximo
dos produtos a mostrar na caixa do histórico do pedido do cliente.
s. Order
History
(Histórico do Pedido): Mostrar número máximo de pedidos na página do histórico
de pedido.
Images
(Imagens):
a. Small
Image Width
(Largura da Imagem Pequena): Largura que devem ter as imagens pequenas
dos produtos a venda na loja, a largura será medida em pixels.
b. Small
Image Height
(Altura da Imagem Pequena): Altura que devem ter as imagens pequenas dos
produtos a venda na loja, a altura será medida em pixels.
c. Heading
Image Width
(Largura da Imagem do Cabeçalho): largura que você deseja para as imagens
que aparecem nos cabeçalhos de sua loja - pixels
d.
Heading Image
Height
(Altura da Imagem do Cabeçalho): Altura que você deseja para as imagens
que aparecem nos cabeçalhos de sua loja - pixels
e. Subcategory
Image Width
(Largura da Imagem da Subcategoria): Largura que você deseja para as imagens
das categorias e subcategorias - pixels.
f. Subcategory
Image Height
(Altura da Imagem da Subcategoria): Altura que você deseja para as imagens
das categorias e subcategorias – pixels.
g. Calculate
Image Size (Calcular
tamanho da Imagem): Preferencialmente deixe (true)
h. Image
Required
(Imagem Obrigatória): Abilitar inserção obrigatória
de imagens.
Customer
Details (Detalhes do Cliente):
a. Gender
(Sexo (Masculino/Feminino)): Solicitar que o cliente informe sexo no cadastro
de clientes, escolha true para sim ou false
para não.
b. Date of
Birth
(Data de Nascimento): Solicitar que o cliente informe data de nascimento
no cadastro de clientes, escolha true para
sim ou false para não.
c. Company
(Empresa): Solicitar que o cliente informe a empresa onde trabalha no
cadastro de clientes de sua OsCommerce, escolha
true para sim ou false
para não.
d.
Suburb
(Bairro): Solicitar que o cliente informe o bairro onde mora no cadastro
de clientes de sua OsCommerce, escolha true
para sim ou false para não.
e. State
(Estado): Solicitar que o cliente informe o estado onde mora no cadastro
de clientes de sua OsCommerce, escolha true
para sim ou false para não.
Shipping/Packaging
(Entrega/Pacotes):
a. Country
of Origin
(Código do País): Informar seu país, normalmente já estará selecionado
corretamente e você não precisará alterar.
b. Postal Code
(CEP): Digite aqui o CEP de onde você está estabelecido.
c. Enter
the Maximum Package
Weight you will
ship
(Entre o peso máximo do pacote que irá entregar): Peso máximo do pacote
que irá entregar: digite o peso máximo para entregas. Se digitar 30, o
sistema entenderá 30 quilos.
d.
Package Tare weight.
(Peso Normal dos Pacotes.): Peso normal dos pacotes: digite aqui o peso
médio dos seus produtos, simplesmente para informação ao sistema, pode
deixar 0 (zero) se preferir.
e. Larger
packages - percentage
increase.
(Pacotes grandes Incrementar porcentagem.): Se você quiser cobrar um adicional
para entregas que você considera muito grande digite aqui a porcentagem
do adicional, não entre com o símbolo de porcentagem, digite apenas o
número. Ex: para 10% digite apenas 10.
Product
Listing (Lista do Produto):
a. Display
Product Image
(Mostrar Imagem do Produto): Se você deseja que as imagens de seus produtos
sejam exibidas com a
lista, digite (1) caso não deseja (o que é mais comum) deixe (0).
b. Display Product
Manufaturer Name
(Mostrar nome dos Fabricantes): Se você deseja que o nome do fabricante
de seus produtos apareça na lista, digite (1), caso não deseje digite
(0).
c. Display Product
Model
(Mostrar modelo dos produtos): Se você deseja que o modelo de seus produtos
apareça com a lista, digite (1), caso não deseje digite (0).
d.
Display Product Name
(Mostrar nome dos produtos): Para mostrar o nome de seus produtos digite
(1).
e. Display Product
Price
(Exibir preços dos produtos): Digite (1) para sim.
f. Display Product
Quantity
(Mostrar quantidade dos produtos): Se você desejar que a quantidade de
seus produtos seja exibida ao seu cliente e você tiver optado por checar
o estoque em “Estoques” digite
(1), caso não deseje digite (0).
g. Display Product
Weight
(Mostrar peso dos produtos): Se desejar mostrar o peso de seus produtos
digite (1), caso não (o que é mais comum) digite (0). Para que a loja
calcule o frete voce deverá informar o peso
do produto ao cadastá-lo em sua loja, mesmo
que este peso não apareça para o cliente. Se você não
mostrar o peso do produto para o cliente nada muda, o cliente apenas não
vê o peso do produto mas a loja
continua calculando o frete.
h.
Display Buy Now
column
(Mostrar coluna Compre Agora): Se desejar que seu cliente tenha a opção
de comprar seu produto diretamente pela lista de exibição, digite (1),
caso não deseje digite (0).
i. Display Category/Manufacturer
Filter (0=disable;
1=enable)
(Exibir filtros categorias/fabricantes): Deixe (0) para desabilitado e
(1) para habilitado.
j. Location
of Prev/Next
Navigation Bar (1-top,
2-bottom, 3-both)
(Escolha a localização dos botões Anterior/Próxima): digite (1) se quiser
Início das páginas, (2) se quiser no final da página ou (3) para ambos.
Stock
(Estoque):
a. Check
stock level
(Checar Estoque): Se deseja que para cada venda efetuada o sistema cheque
o estoque deixe (true), caso não deseje deixe
(false).
b. Subtract
stock
(Subtrair do Estoque): Se deseja que o sistema subtraia de seu estoque
em tempo real cada pedido efetuado deixe (true),
caso não deseje deixe (false).
c. Allow
Checkout
(Permitir ir ao caixa): Se você deseja que seu cliente efetive a compra
mesmo quando o produto não consta em estoque deixe (true),
caso não deseje deixe (false).
d.
Mark product
out of stock
(Marcar produtos fora de estoque): Se você deseja que os produtos que
estejam sem estoque sejam evidenciados você deve efetuar sua configuração
aqui, geralmente utiliza-se “****”
e. Stock
Re-order level
(Estoque baixo): Digite aqui a quantidade crítica de estoque que você
deseja para sua loja.
Logging
(Log):
a. Store
Page Parse Time
(Analisar o tempo na página da loja): Para armazenar o tempo que leva
para analisar uma página, escolha true para
sim ou false para não.
b. Log
Destination
(Destino do log): diretório e nome do arquivo
da página que analisará o tempo do log. Não
é recomendado que voce altere esta opção.
c. Log
Date Format
(Formato da data do log): Formato da data
do log.
d.
Display The Page
Parse Time
(Mostrar a página analise tempo): Mostra a página análise tempo (deve
estar habilitado), escolha (true) para sim
ou (false) para não.
e. Store
Database Queries
(Armazene as informações do banco de dados): Armazena as informações do
banco de dados na página análise do tempo do log
(PHP4 somente), escolha (true) para sim ou
(false) para não.
Cache
(Cache):
a. Use
Cache
(Usar Cache): Se voce
desejar que sua loja OsCommerce utilize cache
escolha (true) para sim ou (false)
para não.
b. Cache
Directory
(Diretório do cache): Caminho da pasta onde
o cache de sua loja será armazenado, não é
recomendado alterar a pasta padão: /tmp/.
E-Mail Options
(E-Mail Opções):
a. E-Mail
Transport Method
(E-Mail método de envio): Defina se este servidor usa uma conexão local
para sendmail ou usa uma conexão de SMTP via
TCP/IP. Os servidores que executam em Windows e MacOS
deverão mudar a configuração para SMTP.
b. E-Mail Linefeeds
(E-Mail Linefeeds): Define a seqüência de
caracteres que costuma separar cabeçalhos do email.
c. Use MIME HTML When
Sending Emails
(Use MIME HTML quando enviar Emails): Para
enviar e-mails em
formato HTML, escolha (true)
para sim ou (false) para não.
d.
Verify E-Mail Addresses
Through DNS
(Verifique endereços de E-mail por DNS): Para verificar endereço de e-mail
por um servidor de DNS, escolha (true) para
sim ou (false) para não. Recomendamos a opção
"false".
e. Send
E-Mails
(Enviar E-mails): Para enviar e-mails, escolha (true)
para sim ou (false) para não.
Download
(Download):
a. Enable
download
(Ativar download): Esta opção é útil quando
os produtos que voce vende em sua loja podem
ser baixados por seus clientes, para habilitar a opção escolha (true)
para desabilitar escolha (false).
b. Download
by redirect
(Redirecionar o download): Use redirecionamento
de Browser para download.
Desativar em
sistemas Não Unix. Para habilitar a opção escolha (true)
para desabilitar escolha (false).
c. Expiry
delay (days)
(Expiry demora (dias)): Número de dias que
seu cliente terá para fazer o download do
produto antes que o link expíre. 0
(zero) significa que o link não expíra.
d.
Maximum number
of downloads
(Número máximo de downloads): Número máximo
de downloads que o cliente poderá fazer. 0
(zero) significa que nenhum download é habilitado.
GZip
Compression (GZip
Compressão):
a. Enable
GZip Compression
(Ativar Compressão GZip): Para ativar compressão
de HTTP GZip, escolha (true)
para sim. Recomendamos
a opção "true", arquivos comprimidos tem melhor posicionamento no Google.
b. Compression
Level
(Nível de compressão): Use este nível de compressão "0" a "9" (0 = mínimo,
9 = máximo). Nós recomendamos nível 5.
Sessions
(Sessões):
a. Session
Directory
(Diretório da sessão): Diretório para armazenamento das sessões. Não é
recomendado que voce altere esta opção.
b. Force Cookie
Use
(Forçar uso de Cookies): Para forçar o uso
de cookie nas sessões, escolha (true)
para sim ou (false) para não.
c. Check
SSL Session ID
(Checar sessão de SSL ID): Para validar o SSL_SESSION_ID em todo pedido
de página de HTTPS seguro, escolha (true)
para sim ou (false) para não. Marque "true"
somente se você estiver usando um certificado SSL.
d.
Check User
Agent
(Checar agente de usuário): Para validar o agente de usuário de clientes
Browser em todo pedido de página, escolha
(true) para sim ou (false)
para não.
e. Check
IP Address
(Checar endereço de IP): para validar o endereço de IP do cliente em todo
pedido de página, escolha (true) para sim
ou (false) para não.
f. Prevent
Spider Sessions
(Previnir sessões de Spider):
Para previnir Spider
antes de começar uma sessão, escolha (true)
para sim ou (false) para não.
g. Recreate
Session
(Recriar sessão): Para recriar uma nova ID quando os logs
do cliente expirar ou criar uma conta (necessário PHP >=4.1 ), escolha
(true) para sim ou (false)
para não.
Terminamos o primeiro menu de nossa loja vírtual
OsCommerce, aqui nós estamos começando as
explicações sobre o segundo menu da loja: Catalog
(Produtos).
02 - MENU PRODUTOS
Categories
/ Products (Categorias / Produtos):
Esta primeira parte do menú
de produtos de sua OsCommerce é muito simples,
sua única função é cadastrar ou deletar novas
categorias em sua loja (ex: roupas, computadores, alimentos) e definir
a órdem em que cada categoria vai aparecer
no menú da loja, para isso, ao criar uma nova
categoria informe um número na opção "Order"
e esta categoria ocupará está posição no menú
da OsCommerce.
Se a sua loja não tem categorias você poderá adicionar os produtos diretamente
aqui mas isso não é recomendado, crie sempre uma categoria para os produtos
que vai adicionar.
Esta parte do menú é pequena e simples, mesmo
com os botões em ingles é de fácil entendimento
ex: "New Products" = "Novos Produtos", por
isso não mostraremos a tradução e nem maiores detalhes.
Products
Attributes (Atributos de Produtos):
Esta é uma parte muito interessante da
loja, ela permite que voce cadastre características
diferentes para o mesmo produto, por exemplo, se eu vendo monitores em
minha loja e tenho o modelo "LGXXX" eu posso cadastrar este produto como
um "Monitor LGXXX" na categoria "Monitores" de minha loja e definir um
valor para ele, depois, aqui nesta opção do menú
eu cadastro as opções de "polegadas" e defino os valores "14", "15", "17",
"19" e "21", agora posso adicionar cada um destes valores ao meu monitor
que já estava adicionado em minha loja como um produto e informo que na
opção de 14" o valor adicional será de R$0,00, isto é, se o cliente comprar
este produto e definir 14" ele pagará o valor original do produto que
foi adicionado na minha loja mas se ele escolher a opção 15" ele pagará
o valor do produto original mais o valor adicional para receber um produto
de 15" e assim por diante até 21".
Isto evita que eu tenha que cadastra vários monitores do mesmo modelo
mas de diferentes polegadas em minha loja, eu apenas cadatro
o modelo em minha loja (com o valor mínimo) e aqui defino as diferentes
características que este modelo pode ter e para cada uma eu dou um valor
adicional em R$ que será somado ao preço do produto básico.
Este é um tutorial para que você entenda melhor as opções do menú
da OsCommerce e acho que não cabe explicar
detalhadamente esta opção, no entanto eu vou dar um exemplo, vamos supor
que eu tenho em minha loja a categoria "Camisetas" e que dentro dela eu
cadastrei um produto, uma "Camiseta Format"
por R$10,00, mas as camisetas Format podem
ser oferecidas em cores diferentes com preços diferentes, a camista
custa R$10,00 apenas na cor branca. É isso que vamos configurar aqui,
assim, quando o cliente escolher comprar a "Camiseta Format"
ele definirá a cor desejada e o valor do produto
será alterado de acordo com a cor que ele escolher.
As configurações abaixo são um exemplo baseado no produto fictício "Camiseta
Format" como foi explicado acima.
a. Product
Options
(Opções dos Produtos): Aqui você pode cadastrar o nome da característica
da camiseta, ex: "Cor", para isso digite "Cor" e clique em "Insert"
ou "Inserir".
b. Option
Values
(Valore Opcionais): Agora selecione a característica que você já cadastrou
anteriormente (Cor) e a primeira cor, ex: "Branca" e clique em "Insert"
ou "Inserir". Repita este procedimento para cada uma das cores nas quais
a camiseta será oferecida.
c. Products
Attributes
(Atributos dos Produtos): Selecione o produto que será oferecido com as
diferentes cores, em nosso exemplo seria a "Camiseta Format",
depois selecione a característica que você criou "Cor" e agora um dos
valores que voce cadastrou para esta característica,
ex: "Branca" e informe o valor em R$ que será adicionado ao preço original
do produto caso o cliente escolha a opção "Branca" quando estiver comprando.
No caso da cor branca nós vamos deixar o produto sem valor, não preencha
este campo, simplesmente clique em "Insert"
ou "Inserir", assim, se o cliente escolher o produto "Camiseta Format"
e definir a cor "Branca" ele pagará somente o valor original do produto.
Agora, ainda nos "Atributos dos Produtos" repita o processo e defina outra
cor, ex: Preta, para a camiseta e neste caso informe o valor adicional
R$5,00, assim, se o cliente definir a cor Preta quando comprar este produto
ele pagará o valor original do produto (R$10,00) mais o valor da característica
cor preta para o produto (R$5,00), o valor final desta compra será de
R$15,00.
Você pode usar o menú "Atributos dos Produtos"
para oferecer uma só configuração de computador com diferentes quantidades
de memória ou para oferecer HDs de diferentes
tamanhos. Você pode cadastrar quantas características desejar para o mesmo
produto. Faça testes em sua loja com esta opção.
Manufacturers
(Fabricantes):
Aqui você poderá cadastrar os fabricantes
dos produtos que voce vende, ex: Microsoft,
Sony, Nyke... Basta clicar em "Insert"
e informar o nome do fabricante e seu site, se desejar envie a imagem
do logotípo do fabricante.
Reviews
(Comentários):
Aqui você visualiza todos os comentários
feitos em seus produtos. Você pode editá-los e apagar aqueles que não
sejam favoráveis à sua empresa.
Specials
(Promoções):
Aqui você pode inserir suas ofertas, basta
clicar em novo produto, selecioná-lo na caixa de seleção, digitar o preço
de oferta, isso fará com que o produto seja uma promoção da loja, ele
vai aparecer com o valor original riscado e o valor da promoção, definido
aqui, será usado para a venda.
Você pode entrar com um valor percentual no Campo Preço de Oferta, que
será deduzida do preço original, por exemplo: 20%
Se você entrar um novo preço, o separador de decimais deve ser um '.'
(ponto decimal), examplo: 49.99
Deixe a data de validade em branco para validade eterna
Products
Expected (Lançamentos Futuros):
Visualização dos produtos em lançamento disponíveis na loja.
No terceiro menú de sua OsCommerce
você poderá habilitar ou desabilitar as formas de pagamento, de envio
de encomendas e algumas taxas que poderá cobrar em sua loja vírtual.
03 - MENU MÓDULOS
a. Payment
(Pagamento): Aqui você pode habilitar ou desabilitar as formas de pagamento
que serão aceitas em sua loja. Se voce encontrar
mensagens de erro nesta área será porque o idioma da loja está errado,
altere no painél principal de seu admin
ou porque os módulos de pagamento não estão instalados para todos os idiomas
da loja, alguns idiomas tem alguns módulos
e outros idiomas tem outros. Corrija isso colocando os mesmos módulos
para todos os idiomas.
b. Shipping
(Envio): Habilite ou desabilite as opções de envio de produtos (ex: sedex,
encomenda comum, encomenda registrada...) o princípio é o mesmo das opções
de pagamento.
c. Order
Total (Total de Pedidos):
c1. Low
Order Fee
(Taxa de Encomenda de Baixo Valor): Informe
se será cobrada alguma taxa no caso da encomenda a ser enviada para seu
cliente seja de baixo valor.
c2. Shipping
(Envio): Exibe o custo do envio da encomenda.
Deixe habilitada.
c3. Sub-Total
(Subtotal): Exibe o sub-total
do valor da compra realizada. Deixe habilitado.
c4. Tax
(Tax): Exibe as
taxas cobradas. Deixe habilitado.
c5. Total
(Total): Exibe o valor total da encomenda.
Deixe habilitado.
Este
é o quarto menu do admin
de sua OsCommerce, aqui você terá informações
sobre os clientes e os pedidos realizados em sua loja.
04 - MENU CLIENTES
Customers
(Clientes):
a. Customers
(Clientes): Esta opção exibe os clientes que estão cadastrados em sua
loja, você poderá editar as informações do cadastro do cliente ou poderá
excluir o cadastro que desejar.
b. Orders
(Pedidos): Exibe a relação dos pedidos que foram realizados em sua loja
com o status atual para cada venda, você poderá editar as informações,
deletar os pedidos, ver a fatura...
Agora estamos no menú
"Locais / Taxas", as opções apresentadas aqui possibilitam o cadastro
de nomes de países e estados além de taxas e impóstos
como veremos a seguir:
05 - MENU LOCAIS/TAXAS

Countries
(Países):
a. Countries
(Países): Esta opção permite que você selecione o seu país na lista que
é apresentada, note que logo acima do botão de cadastro de novo país existe
um outro botão com duas setinhas, clique nelas para ver todos os países
da lista. Ao encontrar seu país na lista você poderá editar o nome como
por exemplo: ao encontrar "Brazil"
na lista faça a edição e troque o "Z" pelo "S".
Zones
(Zonas):
a. Zones
(Zonas): Aqui você vai editar os nomes dos estados de seu país exatamente
como fez com o nome do país na opção acima. Se os estados de seu país
não estiverem na lista você deverá cadastrar os estados clicando em "New
Zone".
Zones
(Zonas de Impostos):
a. Tax
Zones
(Zonas de Impostos): Informe os nomes dos estados onde pretende cobrar
impostos. Também será possível cadastrar sub
regiões como por exemplo: Estado=Mina Gerais, Sub
Região=Triangulo Mineiro.
Tax
Classes (Classes de Impostos):
a. Tax
Classes
(Classes de Impostos): Cadastre o nome dos impóstos
e informe as categorias sobre as quais eles serão aplicados. Oque
conta aqui é apenas o nome do imposto, as categorias são dispensáveis.
Tax
Rates (Cotação de Taxas):
a. Tax
Rates
(Cotação de Taxas): Agora você vai adicionar a classe do imposto (que
foi criada no último ítem do menú)
e informar o percentual da taxa, no campo abaixo faça uma pequena descrição
da taxa e depois defina a órdem em que ela
vai aparecer.
Note que nos passos anteriores você informou os nomes dos estados onde
existem taxas extra, depois informou apenas os nomes das taxas. Agora,
neste ítem você informará o percentual do
imposto ou taxa.
Chegamos ao menu "Localização", agora você
poderá definir os idiomas com os quais pretende trabalhar em sua loja,
as moedas e personalizar o status de cada pedido que for realizado em
sua OsCommerce.06
- MENU LOCALIZAÇÃO

Currencies
(Moedas):
a. Currencies
(Moedas): Agora você deve informar as moedas com as quais sua loja vírtual
OsCommerce vai trabalhar, delete
ou adicione novas moedas como Real, Dolar,
Euro... Segue um exemplo para adicionar a
moeda Real do Brasil:
Title: Real (Nome da moeda)
Code: br (Código
da moeda, use "br" ou "BR")
Symbol Left: R$
(Simbolo que aparece a esquerda do valor)
Symbol Right:
(Símbolo que aparece a direita, deixe em branco)
Decimal Point: . (Ponto
decimal, use um ponto simples ".")
Thousands Point:
, (Separador de milhares, use uma vírgula simples ",")
Decimal Places: 2 (Casas decimais use o número
"2")
Last Updated:
Value: 1.00000000 (Informe o valor da moeda
em relação ao dolar, o dolar
sempre vale "1", se voce informar "1" o valor
do real será igual ao valor do dolar, se informar
"0.5" um real valerá a metade de um dolar
ou se informar "2" um real valerá o dobro do dolar.
Faça seu próprio cambio)
Example Output:
R$30.00 = R$30.00
Languages
(Línguas):
a. Languages
(Idiomas): Apenas adicione novos idiomas em sua loja vírtual
ou delete os idiomas que não deseja, veja
um exemplo abaixo:
Name: Português (nome do idioma)
Code: br (código
do idioma)
Image: icon.gif
(imagem da bandeirinha do Brasil. Informe exatamente como está ao lado,
a imagem já está na loja, não envie outra imagem nem altere nada, informe
apenas "icon.gif")
Directory: portugues
(diretório onde está o idioma em português, informe apenas "portugues"
sem acento ou letras maiúsculas)
Sort Order: Diga
em que ordem este idioma deve aparecer na loja, se ele é o primeiro isioma,
o segundo... Informe apenas números: 1, 2,
3...)
Orders
Status (Status do Pedido):
a. Orders
Status
(Status do Pedido): Altere os nomes que aparecem no status dos pedidos
realizados em sua loja. O mais comun é utilizar
os seguintes nomes nesta órdem: "Pendente",
"Processando" e "Enviado".
Estamos no menú
"Estatísticas", este é o penúltimo menu do
admin de sua OsCommerce.
Veja a seguir quais são as opções:
06 - MENU ESTATÍSTICAS
Products
Viewed (Produtos Mais Vistos):
a.
Best
Viewed Products
(Produtos Mais Consultados): Este é apenas um relatório simples de sua
OsCommerce que informa quais são os ítens
mais pesquisados pelos internautas que visitam
sua loja. Com estas informações você saberá oque
eles estão buscando e poderá facilitar o caminho até estes produtos ou
divulgá-los.
Best
Products Purchased
(Produtos Mais Vendidos):
a. Best
Products Purchased
(Produtos Mais Vendidos): Um relatório de sua OsCommerce
que vai exibir uma lista dos produtos que são mais vendidos em sua loja.
Customer
Orders-Total (Total de Pedidos por Cliente):
a. Best
Customer Orders-Total
(Total dos Pedidos dos Melhores Clientes): Relatório da OsCommerce
que mostra o valor total das compras realizadas pelos clientes de sua
loja.
Este é o último menú
de sua OsCommerce, Ferramentas. Veja as configurações
que são disponibilizadas
07 - MENU
FERRAMENTAS
Database Backup
(Cópia do banco de dados):
a. Database Backup Manager
(Database Backup Manager): Faça o backup ou
restaure o banco de dados de sua OsCommerce.
Banner
Manager (Gerenciador de Banners):
a. Banner
Manager
(Gerenciador de Banner): Aqui voce
poderá enviar para sua OsCommerce os banners
de divulgação ou públicidade que você criou
em seu computador, será possível criar campanhas, definir quantas vezes
um banner deve aparecer ou programar a apresentação
dos banners como aleatória.
Cache
Control (Controle de Cache):
a. Cache
Control
(Controle de Cache): Exibição de informações
sobre o cache de sua OsCommerce.
Define Languages
(Definir Línguas):
a. Define
Language
(Definir Línguas): Quando mais de um idioma estão ativos em
sua OsCommerce você poderá
definir (se desejar) o idioma em cada arquivo para cada língua ativada
em sua loja.
File Manager
(Gerenciador de Arquivos):
a. File
Manager
(Gerenciador de Arquivos): Exibe o diretório principal de instalação de
sua OsCommerce e os arquivos que fazem parte
do sistema.
Send
Email (Eviar E-Mail):
a.
Send Email
To Customers
(Enviar E-Mail para Clientes): Use esta opção
para enviar e-mail para um cliente específico de sua loja ou para todos
os clientes de uma só vez.
Newsletter
Manager (Gerenciador de Newsletter):
a. Newsletter
Manager
(Gerenciamento do Informativo): Através deste Gerenciador é possível enviar
newsletter para todos os clientes cadastrados
em formato HTML.
Server Info
(Informações de Servidor):
a. Newsletter
Manager
(Informações de Servidor): Exibição de informações do servidor onde sua
OsCommerce está instalada. Esta opção exibe
o PHP Info.
Who's
Online (Quem está online?):
a. Who's
Online
(Quem está online): Mostra quantos e quem
são os clientes que estão on-line em
sua Loja Virtual no momento.
Clique aqui para voltar a loja www.aminhaloja.com.br
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